Seguro de vida do crédito habitação, o que protege
Quer comprar a sua habitação própria e como a larga maioria das pessoas, tem de pedir um empréstimo ao Banco. Após aprovação do crédito habitação, o Banco irá indicar-lhe que associado a esta aprovação do crédito habitação, para garantia do Banco, será necessário fazer um seguro de vida que proteja o Banco se algum infortúnio acontecer às pessoas seguras, pelo capital concedido pelo Banco. Estes seguros de vida associados ao crédito habitação, apesar de não serem seguros obrigatórios por lei, tornaram-se prática comum pelos Bancos para a aceitação e contratação do crédito habitação.
E se já tem crédito habitação a decorrer? Saiba que pode a qualquer momento no decorrer do prazo do crédito, rever as condições que tem na actual apólice de seguro de vida. Acredite que existe soluções muito melhores do que tem, actualmente no mercado. As companhias de seguros, nos últimos 5 anos, tem vindo a privilegiar este seguro de vida do crédito habitação e tem melhorando bastante as protecções, por isso não perde nada em rever o seu seguro de vida do crédito habitação, e saber se realmente está bem protegido.
Principais diferenças no seguro de vida do crédito habitação
Nos seguros de vida do crédito habitação existem muitas diferenças nomeadamente nas exclusões, mas podemos encontrar duas opções disponíveis a nível de protecção, duas opções bem distintas. Ambas as opções tem sempre incluída a protecção de Morte, protecção base de qualquer seguro de vida, que neste caso, estando ligado ao seguro de vida do crédito habitação, protege as pessoas seguras ( proponentes do crédito habitação) ao longo do prazo do crédito, do pagamento do valor em dívida à data de um sinistro.
A grande diferença nos seguros de vida do crédito habitação encontra-se na escolha da protecção de Invalidez. Existem duas opções disponíveis no mercado: Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e Invalidez Total e Permanente ( ITP) (Nota: esta última definição de Invalidez Total e Permanente também aparece em algumas seguradoras com a definição de Invalidez Definitiva para a profissão ou actividade compatível (IDP).
O que significa se tiver na sua apólice a Invalidez Absoluta e Definitiva?
Esta protecção de Invalidez Absoluta e Definitiva é a opção mais limitadora, mais restritiva e de menor protecção, uma vez que exige que a pessoa segura tenha uma incapacidade que a limite absoluta e definitiva para as suas actividades normais do dia a dia e que exija a assistência de uma terceira pessoa. Basicamente não existe nenhuma percentagem de invalidez associada a esta protecção, uma vez que obriga a que a pessoa segura esteja com um elevado grau de incapacidade ( esteja mesmo dependente de uma terceira para os actos normais de vida, como comer, deslocar-se, vestir-se, etc). A esta protecção mínima de Invalidez Absoluta e Definitiva, também é normal associarmos o termo mais comum de estado vegetativo. Nesta opção não é importante para a aceitação do seguro, a classe profissional da pessoa segura, uma vez que sendo a protecção mínima do seguro de vida, não é importante, porque esta protecção só protege quando a pessoa segura estiver realmente num “estado vegetativo”.
O que significa se tiver na sua apólice a Invalidez Total e Permanente?
Esta protecção de Invalidez Total e Permanente é a opção do mercado de maior protecção, existindo várias soluções no mercado e diferente entre as seguradoras. Nesta opção, existem opções desde a protecção a partir de 60% ( a melhor opção), 65%, 66% e até 66,6%, grau de incapacidade a partir dos quais a seguradora paga o valor em dívida, caso a pessoa segura, tenha declaração com atestado de incapacidade de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades. Ou seja, esta protecção de Invalidez Total e Permanente protege a pessoa segura, caso tenha um acidente ou uma doença , que a incapacite de trabalhar, por ter ficando com uma incapacidade a partir desse determinado grau de incapacidade. Por isso neste caso, é importante a determinação da profissão da pessoa segura, uma vez que existem profissões mais exigentes que outras e por isso existir um risco profissional, que ficará salvaguardado na adesão do seguro de vida do crédito habitação. O importante é fazer correctamente a adesão a este seguro, para que fique sempre protegido contra qualquer imprevisto.
Veja o que tem na sua apólice e se tiver dúvidas entre em contacto com Seguros com Vida, nós ajudamos a “decifrar” a sua apólice e como está protegido. Preencha o questionário
Deixe um comentário