Seguro de vida – IAD vs ITP, o que significa
Se tem crédito habitação, então tem um seguro de vida, solicitado como garantia pelo seu Banco. Esse seguro de vida irá acompanhar o seu crédito habitação enquanto existir um capital em dívida e vai sendo actualizado ao longo dos anos, à medida que o capital em dívida vai sendo amortizado.
O que a maioria das pessoas não sabe é realmente o que está a contratar a nível das protecções. Ou seja, se o seu seguro de vida do crédito habitação vai realmente a pagar a dívida do seu crédito habitação.
Os seguros de vida do crédito habitação dividem-se em dois grupos bem distintos a nível de protecção.
Esta protecção de Invalidez Absoluta e Definitiva é a opção mais limitadora, mais restritiva e de menor protecção, uma vez que exige que a pessoa segura tenha uma incapacidade que a limite absoluta e definitiva para as suas actividades normais do dia a dia e que exija a assistência de uma terceira pessoa. Basicamente não existe nenhuma percentagem de invalidez associada a esta protecção, uma vez que obriga a que a pessoa segura esteja com um elevado grau de incapacidade ( esteja mesmo dependente de uma terceira para os actos normais de vida, como comer, deslocar-se, vestir-se, etc). A esta protecção mínima de Invalidez Absoluta e Definitiva, também é normal associarmos o termo mais comum de estado vegetativo.
Esta protecção de Invalidez Total e Permanente é a opção do mercado de maior protecção, existindo várias soluções no mercado e diferente entre as seguradoras. Nesta opção, existem opções desde a protecção a partir de 60% ( a melhor opção), 65%, 66% e até 66,6%, grau de incapacidade a partir dos quais a seguradora paga o valor em dívida, caso a pessoa segura, tenha declaração com atestado de incapacidade de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades. Ou seja, esta protecção de Invalidez Total e Permanente protege a pessoa segura, caso tenha um acidente ou uma doença , que a incapacite de trabalhar, por ter ficando com uma incapacidade a partir desse determinado grau de incapacidade. Por isso neste caso, é importante a determinação da profissão da pessoa segura, uma vez que existem profissões mais exigentes que outras e por isso existir um risco profissional, que ficará salvaguardado na adesão do seguro de vida do crédito habitação. O importante é fazer correctamente a adesão a este seguro, para que fique sempre protegido contra qualquer imprevisto.
Deixe um comentário